Hoje é

HORÁRIO

Total de visualizações de página

SEJA BEM-VINDO (A)

"Se alguém fez qualquer coisa que imagina que afeta os outros de alegria, será afetado de uma alegria acompanhada da idéia de si mesmo como causa, isto é, contemplar-se-á a si mesmo com alegria. Mas, se ele fez qualquer coisa que imagina que afeta os outros de tristeza, contemplar-se-á, ao contrário, com tristeza". Baruch Spinoza (1632-1677), filosofo.

"No interior das frases, ali mesmo onde a significação parece ter um apoio mudo em sílabas insignificantes, há sempre uma nomeação adormecida, uma forma que guarda fechado entre suas paredes sonoras o reflexo de uma representação invisível e todavia inapagável". Michel Foucault (1926-1984), filosofo.

Estar apaixonado sempre traz para a pessoa fenômenos cômicos em meio também aos trágicos; e ambos porque a pessoa apaixonada, possuída pelo espírito da espécie (instinto), passa a ser dominada por esse espírito e não pertence mais a si própria. Arthur Schopenhauer (1788-1860).

CONTATO

andersonferna15@bol.com.br

fernandes_1505@hotmail.com

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O ANTICRISTO

Friedrich wilhelm Nietzsche, que nasceu em Röcken, na Alemanha, em 15 de outubro de 1844, publicou no ano de 1888 a obra O Anticristo – Ensaio de crítica do Cristianismo . Esse livro é como o grito de alguém cansado com a realidade e que esbraveja em uma tentativa de que tudo mude.
A obra, certamente não é bem vista pelos cristãos, nem deveria, pois é a essas pessoas que Nietzsche dedica toda a sua ácida crítica, apontando os cristãos como aqueles que deturparam a idéia de virtude, como ela era entendida pelos romanos. O cristianismo é o culpado pela degenerescência fisiológica do homem, visto que a moral observada na prédiga dos asseclas cristãos é repressora dos instintos e, com isso, sufoca a vontade de poder, deixando o ser humano fraco. Nessa obra, Nietzsche afirma que algo mau à sociedade é tudo aquilo que descende da fraqueza, assim, o cristianismo é visto como um mal a toda humanidade.
Em O Anticristo , o autor revela mais claramente sua relação com tudo que é venerado em nome de Deus, considerando como lastimável, nociva e absurda toda essa veneração, em uma negação de Deus como Deus.O apóstolo Paulo é, segundo Nietzsche, o maior propagador dessa idéia de um Deus que confunde a sabedoria do mundo, apontando-o como motivado pelo sentimento de vingança e ressentimento, sendo que o cristianismo só vê amor nos motivos de Paulo.
O pecado, como foi assimilado pelos cristãos, é o que torna problemática a elevação da ciência, das culturas e do homem. Toda idéia de pecado, segundo o autor, é o que garante o domínio dos sacerdotes sobre os fiéis, ou seja, o que impossibilita a emancipação do homem. Nietzsche é contra o que considera como antinatural, assim, a repressão dos instintos é considerada como algo contra a natureza humana; sendo o pecado nada mais do que uma forma de reprimir o homem, logo, esse pecado é também compreendido como um mal.
O Anticristo é uma prova de amor à realidade do agora, em uma negação de um além como pregam os religiosos. Onde os cristãos vêem um mundo ideal e que está em um além, Nietzsche vê uma mentira. Porque é nessa realidade que o homem deve buscar uma eterna superação de si, em busca do super-homem (Übermensh). Nessa obra, o além é visto como uma vontade de negar a realidade, e o discurso da igualdade das almas é apresentado como uma hipocrisia.
Em uma última crítica, sem medir as palavras, o autor fecha a obra, lançando as Leis Contra o Cristianismo , formadas por sete artigos que ofendem a qualquer cristão. Nessas leis, Nietzsche repudia os sacerdotes, a castidade, a antinatureza, a história sagrada.
O livro é composto por toda uma crítica ao cristianismo e, em alguns momentos, também a Kant, com a utilização de palavras sarcásticas. Como primeiro livro de alguém que desejar conhecer Nietzsche, não é muito recomendado, posto que pelas palavras fortes que o autor usa, o leitor iniciante pode ter uma repulsa a essa filosofia antes de conhecê-la verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste

TWEETS DE ANDERSON (@fernandes1505)

TWEETS VIVIANE MOSE (@fernandes1505)

Conexões