Hoje é

HORÁRIO

Total de visualizações de página

SEJA BEM-VINDO (A)

"Se alguém fez qualquer coisa que imagina que afeta os outros de alegria, será afetado de uma alegria acompanhada da idéia de si mesmo como causa, isto é, contemplar-se-á a si mesmo com alegria. Mas, se ele fez qualquer coisa que imagina que afeta os outros de tristeza, contemplar-se-á, ao contrário, com tristeza". Baruch Spinoza (1632-1677), filosofo.

"No interior das frases, ali mesmo onde a significação parece ter um apoio mudo em sílabas insignificantes, há sempre uma nomeação adormecida, uma forma que guarda fechado entre suas paredes sonoras o reflexo de uma representação invisível e todavia inapagável". Michel Foucault (1926-1984), filosofo.

Estar apaixonado sempre traz para a pessoa fenômenos cômicos em meio também aos trágicos; e ambos porque a pessoa apaixonada, possuída pelo espírito da espécie (instinto), passa a ser dominada por esse espírito e não pertence mais a si própria. Arthur Schopenhauer (1788-1860).

CONTATO

andersonferna15@bol.com.br

fernandes_1505@hotmail.com

domingo, 29 de novembro de 2009

Ética e Moral

Ética e Moral

Resumo escrito por:lauracardoso123
A ética é a área da filosofia que estuda os valores morais. Reflete sobre o bem e o mal, o que é certo ou errado, e procura responder, por exemplo, se os fins justificam os meios ou se os meios justificam os fins. A partir de Sócrates (469-399 a.c), a filosofia, que antes estudava a natureza, passa a se ocupar de problemas relativos ao valor da vida, ou seja, das virtudes. O primeiro a organizar essa questão é o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.c). Em sua obra, entre outros pontos, destaca os estudos da relação entre ética individual e social, e entre a vida teórica e prática.
Aristóteles também classifica as virtudes. A justiça, a amizade e os valores morais derivam de costumes e servem para promover a ordem política. A sabedoria e a prudência estão vinculadas à inteligência e a razão.
MORAL: É o que já foi decidido: ela permite tudo, desde que não se desobedeça a princípios.Ou seja, a moral dita regras de convívio social, uma pessoa que respeita essas regras é considerada uma pessoa moral.
ÉTICA: Tudo depende: ela permite tudo, desde que não prejudique outros indivíduos. A ética busca justificar a moral e criar a consciência ética no indivíduo, fazendo-o perceber as conseqüências de seus atos perante a sociedade. Para ser ético, é necessário desenvolver uma reflexão crítica.

Ética e Moral Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1955290-ética-moral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste

TWEETS DE ANDERSON (@fernandes1505)

TWEETS VIVIANE MOSE (@fernandes1505)

Conexões